quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Jiro Dreams of Sushi


Tóquio é a cidade com mais restaurantes premiados com 3 estrelas Michelin. Este ano conta com 16.

Um restaurante que tem apenas 10 lugares sentados, que não tem casa de banho dentro do restaurante, que não aceita cartões de crédito e serve apenas Sushi parece à primeira vista não ser elegível para atribuição de 3 estrelas Michelin, mas o certo é que foi. Sukiyabashi Jiro Honten é um dos mais conceituados restaurantes de Sushi de Tóquio.

Jiro Dreams of Sushi é um documentário sobre a ascensão de Jiro que retrata com exactidão aquela franja de Japoneses perfeccionistas, eficientes, trabalhadores e obsessivos. 

Saiu de casa aos 6 anos sem possibilidade de regressar e cedo começou trabalhar para sobreviver. Aos 10 anos começou a fazer Sushi e aos 85 anos não consegue pensar em reformar-se.

No documentário são entrevistados vários vendedores grossistas, cada um especializado em apenas um produto. São produtores que não vendem em quantidade, mas em qualidade. Jiro só compra ao melhor especialista de Atum, ao melhor especialista camarão, ao melhor especialista de arroz e é curioso que estes produtores que vendem à décadas para Jiro, se considerem privilegiados por venderem os seus produtos ao Chef que os confecciona da melhor maneira e por isso lhes atribui quota parte na qualidade do seu trabalho.

Os aprendizes são treinados até à exaustão, mesmo que seja preciso fazer 200 vezes um sushi de ovo para sair com o nível de qualidade exigido. Aqui junta-se o perfeccionismo, com os ingredientes de alta qualidade, técnica apurada, timing adequado para ser servido.

O filho mais velho de Jiro, com 50 anos carrega a responsabilidade de continuar o negócio de família. Será preciso ser 3 vezes melhor que o pai para que o equiparem ao mesmo nível, se for igualmente bom vai ser sempre considerado pior. É assim que funciona o lado perfeccionista da cultura Japonesa.

A refeição custa cerca de €300 e dura entre 15/20min.

Adoraria.

Sem comentários:

Enviar um comentário